Qual a concepção de estágio supervisionado é norteadora da experiencia apresentada pelas professoras Cassol e Croce (2011)? Que indícios no texto analisado representam essa concepção de estágio?
Segundo o texto de Cassol e Croce, "O Estágio em Gestão Educacional: Uma experiência de Ensino com Pesquisa na Formação do Pedagogo" é necessário formar os acadêmicos em Pedagogia para a criticidade e autonomia. O estágio ocorre como um espaço marcado pelo olhar investigativo.
A pesquisa no estágio, como método de formação de futuros professores, se traduz, de um lado, na mobilização de pesquisas que permitam a ampliação e análise de contextos em que os estágios se realizam; por outro, e em especial, se
traduz na possibilidade de os estagiários desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio, elaborando projetos que lhe permitam ao mesmo tempo compreender e problematizar
as situações que observam. Supõe a busca de novos conhecimentos na 5731 relação entre as explicações existentes e os dados novos que a realidade impõe e que são percebidos na postura investigativa. (PROPOSTA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA, 2005, p.32)
Referências:
CASSOL, Sandra; CROCE, Marta; O Estágio em Gestão Educacional: Uma experiência de Ensino com Pesquisa na Formação do Pedagogo.
Fonte da imagem: <http:// www.facima.edu.br/aluno/orientacoes_estagio.asp>
Nenhum comentário:
Postar um comentário